fotopostagem7Os estabelecimentos que oferecem serviços de saúde como hospitais, clínicas médicas ou odontológicas, farmácias e laboratórios podem ser considerados como locais não biosseguros.

Tal fato se deve à enorme quantidade de materiais que podem ser contaminados, à segregação inadequada dos resíduos e também ao acondicionamento errado dos mesmos.

O correto gerenciamento de resíduos sólidos provenientes dos serviços de saúde (RSSS) é de fundamental importância para diminuir riscos ao meio ambiente e à saúde pública. No Brasil, a resolução CONAMA 358/2005 discorre sobre o tratamento e disposição de tais resíduos e a RDC 306/2004 dá as diretrizes para seu correto gerenciamento.

O PGRSSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde) segue rigorosamente ambas as legislações. Além disso, o documento apresenta ações corretivas e preventivas para que se estabeleça o adequado manejo desses resíduos em unidades hospitalares, englobando todas as etapas: geração, minimização, segregação, reciclagem, acondicionamento, armazenamento, coleta, tratamento e disposição final.

Os benefícios com a implementação do PGRSSS são inúmeros. Nas unidades hospitalares, haverá a mininmização da geração de resíduos, maior segurança para a saúde de trabalhadores, pacientes e visitantes, melhoria sanitária e visual do ambiente. Economicamente, haverá a redução de custos destinados aos resíduos e a melhoria da imagem do estabelecimento.
Entre tantas as vantagens, está, também, a redução de impactos ambientais.

O manejo incorreto dos resíduos de serviço de saúde podem contaminar águas e solos e gerar problemas de saúde para a população. As instituições que não implantarem o PGRSSS em conformidade com as legislações vigentes estão sujeitas a penalidades.

Para saber mais sobre PGRSSS e garantir a segurança e imagem da sua empresa, entre em contato com Flora Consultoria em Meio Ambiente pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

REDES SOCIAIS

Contato


Juiz de Fora -MG 
Whatsapp:(32)9 9123-1555 e (32)99129-0175
[email protected]