As atividades de mineração geralmente são vistas como altamente impactantes e não sustentáveis. Por outro lado, a mineração é a base da sociedade industrial moderna, pois fornece matéria-prima aos demais setores da economia, sendo, portanto, essencial ao desenvolvimento.

A extração mineral é considerada estratégica no Brasil, assim como na maioria dos países. Os depósitos minerais (jazimentos) são bens públicos, extraídos por concessão do Estado. Os efeitos ambientais e socioeconômicos do aproveitamento destes jazimentos dependem, principalmente, da forma na qual esta atividade será planejada e, principalmente, como será desenvolvida.

As atividades de mineração envolvem dois tipos de processos para remoção de minerais sendo o primeiro tipo, a mineração subterrânea que prejudica a terra menos de um décimo do que a mineração de superfície e de maneira geral produzem menos resíduos, no entanto, neste tipo de mineração não é possível explorar todo o recurso mineral disponível, além de oferecer riscos de vida aos responsáveis pela escavação. O segundo tipo de processo minerário é a mineração de superfície, que envolve o desmatamento de vegetação e movimento de volumosas camadas de solo orgânico até que se alcance o material de interesse que pode ser uma rocha ou um minério, por exemplo.

O setor mineral sofre constantes críticas pela sociedade devido à degradação visual que causa ao meio ambiente, e com vistas a esta situação, este setor está em constante atualização e capacitação quanto à gestão ambiental, o que não quer dizer que todas as empresas o façam, como por exemplo as mineradoras de porte médio.

A consultoria ambiental presente neste setor, é de fundamental importância, tendo em vista que é possível agregar muita informação sobre vários aspectos relacionados ao empreendimento, tais como a viabilidade do empreendimento (através do Estudo de Impacto Ambiental), gerenciamento de emissões de gases e qualidade do ar, gerenciamento e disposição final de resíduos, gerenciamento de efluentes líquidos e águas, controle de ruídos e vibrações, prevenção e controle de emergências ambientais, monitoramento ambiental, reabilitação e 15 recuperação de áreas degradadas, assim como demais atividades relacionadas ao meio ambiente. Um dos principais fatores que efetivamente contribuem para a constante atualização ambiental neste setor são as exigências legais, por meio da legislação brasileira, que por sinal é uma das mais restritivas do mundo.

Fonte: Silveira, Vinicius Costa da. "Recuperação de áreas degradadas." (2015).

REDES SOCIAIS

Contato


Juiz de Fora -MG 
Whatsapp:(32)9 9123-1555 e (32)99129-0175
[email protected]