De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, existem hoje 334 unidades de conservação (UCs) federais, encontradas nos diversos biomas brasileiros. Sem dúvida, a gestão dessas UCs torna-se um grande desafio, principalmente se considerarmos as especificidades de cada uma, como, por exemplo, diferentes graus de implementação, infraestrutura existente, presença e complexidade de conflitos e recursos públicos, às vezes, insuficientes para sua gestão.

Como forma enfrentar essas dificuldades de gestão e aproveitar as potencialidades socioeconômicas das UCs, a parceria formada pelo IBAM/ICMBio/MMA, com apoio financeiro BID/FOMIN (Fundo Multilateral de Investimentos e FSA/CEF (Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal), estão implementando o projeto Parcerias Ambientais Público-Privadas, ou PAPP.

O objetivo das PAPP é “formular e fomentar a aplicação de modelos de parcerias ou alianças ambientais público-privadas voltados para o aproveitamento sustentável das potencialidades econômicas das Unidades de Conservação, com o propósito de melhorar a gestão e a conservação da biodiversidade, bem como gerar benefícios sociais e econômicos para o entorno”.

Trata-se de uma iniciativa inovadora, que busca desenvolver um modelo de gestão em UCs envolvendo o setor privado, com ou sem fins lucrativos, organizações sociais e a população circunvizinha, objetivando uma gestão sustentável e ao mesmo tempo criando oportunidade de geração de renda para a população. Ao final da implementação do PAPP, esperam-se o efetivo fortalecimento da capacidade de gestão das UC, geração de oportunidades de negócio, trabalho e renda para as empresas operadoras e comunidades, além do desenvolvimento do marco legal da Política de Parcerias Ambientais Público-Privadas para gestão de UC.

As oportunidades para as empresas interessadas estão na consultoria para apoio do desenvolvimento dos produtos técnicos diversos. Já a comunidade do entorno poderá se beneficiar com o aumento e desenvolvimento da visitação nas UCs e consequente desenvolvimento de novos negócios, ou até mesmo na participação dos contratos público-privados por meio de associações ou cooperativas.

Ficou interessado? A página do projeto traz todas as informações, legislação pertinente, editais e uma biblioteca com estudos, artigos e outros documentos relacionados às PAPP. Acesse http://www.papp.org.br. Boa leitura!

 

REDES SOCIAIS

Contato


Juiz de Fora -MG 
Whatsapp:(32)9 9123-1555 e (32)99129-0175
[email protected]