Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor):

Considerado um animal símbolo da capital amazonense, corre o risco de desaparecer em poucas décadas. Em liberdade, o primata é encontrado apenas em uma área de terra que compreende alguns quilômetros, entre três municípios do Amazonas: Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

 

Dados apontam que pelo menos 10 deles morrem por ano só na zona urbana de Manaus, devido à perda e fragmentação do seu habitat, atropelamento, eletrocussão, uma vez que sua área de ocorrência é restrita e vem sendo ocupada pelo crescimento desordenado da região metropolitana de Manaus.

O S. bicolor consta na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção vigente, de 17 de dezembro de 2014, editada pelo Ministério do Meio Ambiente (Brasil/ MMA, 2014), como Criticamente em Perigo (CR). Já na Lista da União Internacional para Conservação da Natureza - UICN, na atualização realizada em 2015, a espécie foi classificada como Criticamente em Perigo (CR).  

O corpo do Sauim-de-coleira tem um comprimento que varia de 20,8 a 28,3 cm. Se incluir a cauda, o corpo varia de 33,5 a 42 cm. Os machos pesam aproximadamente 428 gramas. A gestação dura entre 140 e 170 dias e as mães normalmente dão à luz a gêmeos. Os micos jovens são cuidados principalmente pelo pai e entregues à mãe apenas para amamentar.

Foto: Whaldener Endo/Reprodução (https://www.fva.org.br)
Fonte: https://www.acidadeon.com/

REDES SOCIAIS

Contato


Juiz de Fora -MG 
Whatsapp:(32)9 9123-1555 e (32)99129-0175
[email protected]