O conceito de Unidade de Conservação no Brasil é de 1937, ano de criação do Parque Nacional de Itatiaia (imagem), o primeiro no país. Nesses 71 anos foram criadas 286 UC no âmbito federal, 68 parques nacionais, 36 reservas biológicas, 34 estações ecológicas, 66 florestas nacionais, 29 áreas de proteção ambiental e 33 reservas extrativistas, para citar apenas algumas delas, totalizando 33.761.582,21 ha entre as UC de proteção integral e 44.044.868,10 ha de uso sustentável, representando 3 ,78% e 4 ,52%, respectivamente, do território nacional, consagrando as UC como a principal ferramenta na conservação da biodiversidade. 

Uma espécie símbolo ou espécie bandeira é a escolhida para representar uma causa ambiental, que pode ser desde a conservação da própria ou até a conservação de seu ecossistema inteiro. Essas espécies tornam-se então embaixadoras da causa, sendo consideradas ícones ou símbolos de uma determinada campanha de defesa ambiental. As espécies são escolhidas pela sua vulnerabilidade, atratividade e principalmente pelo seu carisma junto ao público, de forma a conseguir apoio e conhecimento de grande parte da população, engajando-a na conservação do meio ambiente. Assim, o conceito de espécie bandeira se sustenta em que, trazendo à população devida atenção à situação de perigo de determinada espécie mais carismática, todo seu ecossistema e demais espécies menos empáticas (mas nem por isso menos importantes ou vulneráveis) do mesmo têm mais chances de serem preservadas.

 

Possuímos equipe multidisciplinar para elaboração de Planos de Manejo de todas as categorias (parques, APAs, RPPNs, etc). Para todos os efeitos, relativos às UC, o plano de manejo é entendido como um documento técnico que, usando como base os objetivos gerais de uma unidade de conservação, estabelece o seu zoneamento ambiental e as normas que devem nortear e regular o uso que se faz da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da UC (Lei nº 9.985/2000, Artigo 2º, Inciso XVII).

REDES SOCIAIS

Contato


Juiz de Fora -MG 
Whatsapp:(32)9 9123-1555 e (32)99129-0175
[email protected]