· Monitoramento e resgate da fauna

Através do monitoramento da fauna é possível acompanhar e avaliar sistematicamente diferentes parâmetros ecológicos (como riqueza, diversidade e abundância) permitindo a identificação dos impactos decorrentes da instalação e/ou operação de empreendimentos sobre a fauna silvestre local e regional. Os resultados obtidos em um programa de monitoramento de fauna subsidiam a proposição de medidas mitigadoras e de ações de manejo e conservação de espécies. Já o resgate da fauna silvestre é uma importante ferramenta de mitigação dos impactos causados pela supressão da vegetação em determinada área, sobre a fauna silvestre residente.

· Monitoramento e resgate da flora

O objetivo monitoramento da flora é a verificação do avanço da sucessão florestal em áreas de influência de empreendimentos que são considerados efetivo ou potencialmente causadores de impactos à flora e que são sujeitos ao licenciamento ambiental. Já o programa de resgate da flora é solicitado para mitigar os impactos gerados na implantação de alguns empreendimentos onde há necessidade de supressão da vegetação. Podem ser resgatadas plântulas, indivíduos epífitos, samambaias e também sementes e frutos de espécies contidas na área a ser suprimida.

· Monitoramento e resgate de ictiofauna

O resgate e monitoramento da ictiofauna são atividades inerentes à implantação de um empreendimento hidrelétrico, qual seja o porte do mesmo. O resgate da ictiofauna é essencial para minimizar a mortalidade de espécimes eventualmente aprisionados durante eventos de desvio do curso d’água como, por exemplo, construção de barragens. Já o monitoramento tem caráter qualitativo e quantitativo. Seu objetivo é caracterizar a estrutura da comunidade de peixes presente na área de influência de determinado empreendimento e então subsidiar a elaboração de projetos de redução de impactos sobre a ictiofauna local.

· Monitoramento da Qualidade das Águas

O monitoramento dos parâmetros físico-químicos, biológicos, bacteriológicos e hidrobiológicos dos corpos hídricos é essencial na elaboração de diagnósticos ambientais para o licenciamento de diferentes tipos de empreendimentos, cujas atividades podem potencialmente poluir os recursos hídricos. Os dados gerados nesses estudos servem como ferramenta para caracterização dos corpos hídricos e também no acompanhamento das medidas mitigadoras e compensatórias previstas em programas ambientais.

Dúvidas? Entre em contato e solicite uma consultoria gratuita (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

REDES SOCIAIS

Contato


Av. Barão do Rio Branco, 3053, 15 Andar
Centro | Juiz de Fora -MG |
Cep: 36010-012
Telefone:(32) 3082-8464
Whatsapp:(32)9 9123-1555
[email protected]

Localização