postagem 04
A construção civil é, atualmente, uma das principais atividades para o desenvolvimento econômico de um país. No Brasil, esse setor é responsável por uma considerável porcentagem do PIB.

Além disso, é uma atividade de igual importância no âmbito social, desde a construção de moradias dignas e seguras a construção de obras públicas destinadas a atender as necessidades de toda a população.

Apesar de tantos benefícios, um dos maiores problemas resultantes dessa indústria é a geração de impactos ambientais devido a obras mal realizadas, má fiscalização e a falta de gestão apropriada.

Considerando todas as etapas do processo, tem-se a extração de materiais, produção dos mesmos, construção da obra, manutenção ou reforma e demolição. Todos esses processos geram resíduos em grandes proporções, resultado, muitas vezes, da falta de uma gestão eficiente. A resolução CONAMA 307/2002 estabelece as normas para a implementação de um Programa de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil com o intuito de se reduzir impactos ambientais por eles gerados.

A ausência ou ineficácia de uma gestão de resíduos resulta em problemas como maior consumo de recursos naturais, aumento de custos com transporte e destinação final de resíduos, desperdícios em todas as etapas do processo, poluição visual no canteiro de obras e perdas devido a falta de uma política de reutilização.

Com a implementação do PGRCC muitas vantagens serão notadas como a redução de perdas, adoção de práticas de reciclagem, reaproveitamento e reutilização de materiais possíveis, reduções nos custos por se utilizar uma menor quantidade de materiais - porém de modo mais eficiente e sustentável, consequente redução de áreas de aterros sanitários,  maior eficiência na segregação de resíduos, maior controle e fiscalização e, claro, a garantia de uma obra menos pejudicial ao meio ambiente.

Negócios atrelados a uma causa ambiental tem um lugar diferenciado nos dias atuais e torna-se mais bem visto no mercado. Para saber mais sobre os benefícios do PGRCC e solicitar um orçamento, entre em contato com Flora Consultoria em Meio Ambiente pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

REDES SOCIAIS

Contato


Juiz de Fora -MG 
Whatsapp:(32)9 9123-1555 e (32)99129-0175
[email protected]