Aumentar o número de propriedades rurais propícias à soltura de animais silvestres em Minas Gerais é o principal objetivo do Projeto Asas (Áreas de Soltura de Animais Silvestres). O programa identifica terrenos que possuem estrutura adequada para receber os animais silvestres.

Para isso, são realizados levantamento faunístico, caracterização e avaliação da propriedade. As áreas rurais são selecionadas a partir da manifestação voluntária de proprietários interessados em participar do projeto, por meio de cadastro.

O Asas é uma parceria entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e as organizações não governamentais (ONGs) Waita Instituto de Pesquisa e Conservação e a Águas Vivas Socioambiental. Mesmo depois do retorno à natureza, a equipe do Projeto ASAS continua tendo informações sobre os animais que podem ser monitorados por meio de GPS.

Além do GPS, a equipe do ASAS também acompanha os animais silvestres que são soltos na natureza por meio de câmeras trap e visitas a campo durante um período que varia de 1 a 2 anos, dependendo da espécie.

Animais silvestres vítimas de tráfico, atropelamento, cativeiro irregular, ferimentos por linhas de cerol, entre outros tipos de crimes ambientais, têm recebido acolhimento, tratamento e destinação adequados em Minas Gerais.

Por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), eles são recebidos nos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde recebem assistência até estarem saudáveis e preparados para envio às áreas de soltura do Projeto Asas (Áreas de Soltura de Animais Silvestres).

Em todo o Estado, são 51 áreas cadastradas junto ao IEF e aptas para soltura. Minas Gerais conta atualmente com três Cetas, localizados em Juiz de Fora, na Zona da Mata; Montes Claros, no Norte de Minas, e, em Belo Horizonte, onde a unidade é compartilhada com o Ibama. Somente neste ano, 1.800 animais já foram recebidos nos Cetas e 970 foram soltos.

Caso você tenha interesse em cadastrar a sua propriedade e contribuir com a conservação da fauna, acesse o site www.ief.mg.gov.br

REDES SOCIAIS

Contato


Juiz de Fora -MG 
Whatsapp:(32)9 9123-1555 e (32)99129-0175
[email protected]